23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Are tem melhor desempenho na geração de empregos em abril

Atualizada em 06/06/2024 10:02

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que o Acre fechou o mês de abril com saldo positivo de 240.033 empregos com carteira assinada. Em termos relativos, os estados com maior variação na criação de empregos em relação ao estoque do mês anterior são Acre, com a abertura de 1.267 postos, aumento de 1,2%; Amapá, que criou 902 vagas (1,02%); e Espírito Santo Piauí, com saldo positivo de 8.167 postos (0,92%).
Ainda segundo os dados do Caged, as unidades federativas que tiveram menor variação relativa em relação ao estoque do mês anterior foram: Alagoas: menos 1.607 postos (0,37%); Pernambuco: 1.103 postos (0,08%); e Rondônia: mais 724 postos (0,25%). Em termos absolutos, as unidades da federação com maior saldo no mês passado foram São Paulo, com 76.299 postos (0,54%); Minas Gerais, com 25.868 vagas criadas (0,53%); e Paraná, com a geração de 18.032 postos (0,57%). As unidades federativas com menor saldo foram: Alagoas: 1.607 postos (0,37%); Pernambuco: 1.103 postos (0,08%); Roraima: mais 480 postos (0,61%).
O setor de serviços foi o grande impulsionador do crescimento, com um saldo positivo de 582 vagas em todo o estado, representando 0,42% do total de empregos gerados, acumulando no ano de 2024, 3.270 novos postos, com uma variação relativa positiva de 3,15%. Os municípios que mais criaram vagas foram a capital Rio Branco, com saldo de 523 postos, seguido por Sena Madureira, com 214 novas vagas, e Cruzeiro do Sul, com 158 vagas geradas.
O presidente da Fecomércio-AC, empresário Leandro Domingos, lembrou que, apesar desse panorama positivo, alguns municípios, como Jordão e Santa Rosa do Purus, registraram uma redução no número de postos de trabalho. “Jordão perdeu 11 vagas, o que significa uma queda de 2,13% e Santa Rosa do Purus, 2 vagas a menos em um total de 28, representando uma redução de 6,67%”, disse.
Nos cinco primeiros meses deste ano, Rio Branco criou 1.817 novos empregos, seguido por Sena Madureira com 732, Senador Guiomard com 173 e Cruzeiro do Sul com 156. Por outro lado, Jordão teve a maior redução de empregos no estado, perdendo 158 postos, seguido por Tarauacá com 31 postos a menos, Manoel Urbano com 8 perdas, Capixaba com 8 perdas e Santa Rosa do Purus com 5 postos a menos.

Bocalom em Brasília

Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) esteve com o coordenador geral de Estudos e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Luiz Carlos Cerqueira Silva, nesta terça-feira (4), em Brasília – DF, para apresentar o Plano de Trabalho para Ajuda Financeira Emergencial voltada para a recuperação da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).

Emergência
A Estação é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água potável dos bairros de Rio Branco e pode parar a qualquer momento, de acordo com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) em decorrência de uma movimentação natural do solo onde está implantado o sistema. No dia 9 de maio, a situação de emergência da ETA II foi reconhecida pelo Governo Federal.

Investimentos
Segundo Tião Bocalom, a reunião com o representante do MDR sanou dúvida e serviu para negativar a urgência da liberação dos investimentos do recurso, que só pode ser usado após a aprovação do Plano de Trabalho. “Foi uma reunião muito importante para aprovação do plano emergencial para que não tenhamos um colapso no abastecimento de água”, comentou o prefeito.

Mostrando serviço
A visita do prefeito Tião Bocalom foi acompanhada do secretário estadual de Assuntos Federativos, doutor Fábio Rueda, e de integrantes do escritório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) em Brasília.

Apoio ao esporte
Vereador Nogueira Lima (PP) abordou e elogiou o evento esportivo realizado pela academia CT Pitbull, coordenado por Adgeferson da Silva. O vereador destacou que a emenda proposta realizou um evento com quase 600 pessoas presentes.

Ele não!
Nogueira Lima também mencionou e apoiou a recente derrubada do veto que diz respeito às saídas dos detentos e fez suas críticas ao Congresso Nacional e ao sistema judicial brasileiro, alegando a desmoralização das instituições, ao mencionar também a liberação do ex-ministro José Dirceu, o mais novo “descondensado”.

Reconhecimento
O vereador finalizou elogiando o senador Márcio Bittar por suas posições firmes, claras e objetivas. O vereador alertou para o cenário político, que segundo ele está em situação desmoralizada, destacando sobre manter suas vozes ativas em espaços como a Câmara.

Cota para acreanos
Deputado Afonso Fernandes (PL) apresentou um projeto de lei propondo a instituição de cotas para cidadãos acreanos em concursos públicos realizados pelo governo do Estado. O deputado explicou que seu projeto visa corrigir o desnível educacional existente entre o Acre e outros estados do Brasil.

Exceções
A proposta de cotas para acreanos nos concursos públicos estaduais foi justificada com base em diversas considerações constitucionais e legais. “A Constituição Federal veda a criação de distinções entre brasileiros, mas admite exceções, como a Lei nº 12.711/2012, que institui cotas em instituições federais de ensino”, lembrou o deputado.

Melhores salários
Deputado Arlenilson Cunha, representante do Partido Liberal (PL) aparentou Projeto de Lei que prevê melhores condições remuneratórias dos operadores de segurança pública do estado. Arlenilson quer desoneração fiscal do Banco de Horas para os policiais, visando proporcionar uma remuneração mais justa e adequada à difícil e muitas vezes perigosa natureza de seu trabalho.

Desoneração
“Quero aqui apresentar um anteprojeto de lei que traz a desoneração do Banco de Horas, ou seja, a não tributação do imposto de renda sobre as horas complementares dos policiais que cumprem uma árdua missão na proteção da sociedade acreana”, ressaltou.

Carga excessiva
Arlenilson reconhece o sacrifício e a dedicação dos membros da Força de Segurança Pública do estado, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Detran e Instituto Socioeducativo. Ele enfatizou ainda que os policiais já enfrentam uma carga horária excessiva e uma tributação significativa, resultando em uma remuneração muitas vezes inadequada pelo trabalho prestado.

Verba indenizatória
A proposta de Arlenilson Cunha visa mudar a natureza da remuneração dos policiais, transformando-a de verba remuneratória para verba indenizatória, o que, segundo ele, não caracterizaria renúncia de receita, mas sim uma mudança necessária para garantir uma remuneração justa aos operadores de segurança pública.

Sensibilidade
O deputado encerrou seu discurso ressaltando a importância de contar com a sensibilidade do governo estadual para acolher e aprovar o anteprojeto de lei, garantindo assim melhores condições de trabalho e vida para os policiais acreanos, que arriscam suas vidas diariamente em prol da segurança da sociedade.

Como votaram
Os senadores Marcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD), votaram a favor da taxação das compras internacionais. Já o presidente regional do Único Brasil, senador Alan Rick não compareceu à votação. O governador gastador do PT, que se apresenta como popular, não dispensa taxa nem das blusinhas.

Artigos Relacionados

Inacreditável

Jamile Romano

Flávio Dino

Marcio Nunes

Jamais pretendi

Jamile Romano

Aniversário do Secretário

Rubedna Braga

Campo/cidade

Narciso Mendes

Piorando

Narciso Mendes