28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre consegue autorização para realizar transplante de rim na Fundhacre

Publicado em 28/05/2024

De acordo com a portaria SAES/MS Nº 1.782, de 27 de maio de 2024, publicada nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU) , o Estado do Acre está autorizado a realizar a retirada e transplante de rim na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Como a Fundhacre não estava habilitada para o procedimento, não há lista de espera para essa modalidade de transplante, no entanto, com uma média de 540 pacientes em diálise, estima-se que aproximadamente 30% sejam elegíveis para o procedimento, o que representa 162 pessoas. A indicação para transplante, no entanto, irá depender da avaliação médica de cada paciente.

“É com muita alegria que anunciamos um dos grandes marcos na saúde do nosso amado Acre: a habilitação da Fundhacre para realizar transplantes de rim, com a autorização do Ministério da Saúde que acabou de sair. É uma conquista de todos nós, mas, principalmente, para aqueles pacientes que dependem de máquinas para sobreviver. Quero dizer a todos que o nosso governo está empenhado em cuidar de todas as pessoas e essa autorização representa mais um grande avanço por uma saúde pública de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli.

A Fundhacre atualmente é habilitada para transplantes de órgãos sólidos, como fígado e córnea. O complexo hospitalar possuía habilitação para transplante renal entre os anos de 2006 e 2019, tendo realizado 96 transplantes renais, 326 transplantes de córnea e 86 transplantes hepáticos, totalizando de 508 procedimentos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas

Jamile Romano

Governo divulga resultado da 1ª chamada e abre novas inscrições para vagas remanescentes do MBA em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Redacao

Novo concurso da PGE-AC é autorizado e comissão organizadora já foi formada

Kevin Souza

Governo convoca candidatos para matrícula no Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Com doação do Canadá e apoio da ONU, governo do Acre lança programa de proteção ambiental do Igarapé São Francisco e do Lago do Amapá

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco libera mais de R$ 10 milhões em créditos suplementares

Kevin Souza