net-prf-enem_13-02-2014
 
 
 
 
You are here: Saúde Importância do Aleitamento Materno na Vida de Mães e Filhos
 
 

Importância do Aleitamento Materno na Vida de Mães e Filhos

E-mail Imprimir PDF

1262090936amamenta2Na Semana do Aleitamento Materno, que iniciou em todo o Brasil no dia 2 de agosto e se estende até o dia 9 do mês, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde realizam varias atividades como palestras, cursos e, aos pais, uma orientação que incentiva a amamentação em crianças de 0 a 6 meses de idade.

No dia 4 ocorre a I Jornada Cientifica Sobre Aleitamento Materno, no auditório do hospital Santa Juliana, das 8h30min às 16h40min. O evento contará com a presença de médicos nutricionistas e fisioterapeutas que irão ministrar palestras como Prática do Aleitamento Materno e sua Importância Nutricional; Apresentação do Resultado da Pesquisa de 2008; Participação do Pai no Processo de Amamentação; Prática de Aleitamento na População Indígena; entre outros.   

O objetivo dessa ação é a redução da mortalidade infantil, visando que as mães amamentem seus filhos no período mínimo de 6 meses e que os pais apóiem o processo de pós-parto.

Segundo a assessora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dapes), drª. Maria Elena Guimarães, “o aleitamento trás vários benefícios para a mão e o bebê. A criança ao se alimentar com o leite da mãe trabalha os músculos da face que irá ajudar no processo da fala, além de proporcionar uma melhor arca dentária e, ainda, o bom desenvolvimento de coordenação motora”.

Maria Elena destaca que a Maternidade Bárbara Heliodora tem o selo Amigo da Criança, cedido pelo Ministério da Saúde, no qual uma série de condutas e normas de incentivo para o aleitamento materno são seguidos, contando com um grupo de apoio composto por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogo que instruem as mães sobre a importância da amamentação, como a produção de anti-corpos, não havendo necessidade de outro composto para alimentar o  bebê.

Sabendo da importância do aleitamento materno, “aqueles que querem contribuir com o banco de leite, basta doar um vidro vazio (tipo de maionese e nescafé) à Maternidade Bárbara Heliodora, onde serão esterilizados e usados para a coleta do leite que é distribuído às mães que não conseguem produzir leite suficiente aos seus recém-nascidos” – enfatiza Maria Elena.

 

 




Veja também:


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto de Mathias NaganumaMathias Naganuma

Crônicas

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos