net-prf-enem_13-02-2014
 
 
 
 
You are here: Política Tião Viana divulga nomes dos novos secretários de Estado do Acre
 
 

Tião Viana divulga nomes dos novos secretários de Estado do Acre

secretariado_tiaoO governador eleito e diplomado explicou que a equipe de governo já apresentou um planejamento para os primeiros 120 dias e garantiu que a cada quatro meses haverá uma avaliação interna. (Francisco Chagas).

“Esta nova equipe levou em conta os perfis e as sugestões dos aliados da Frente Popular do Acre – FPA”, salientou Jorge Viana.

O senador Jorge Viana, (PT-AC), principal liderança da Frente Popular do Acre – FPA, abriu a solenidade de divulgação dos nomes do primeiro escalão do Governo Tião Viana.  O evento ocorrido na manhã deste sábado (19), no auditório da Biblioteca Pública, foi bastante prestigiado por autoridades, parlamentares, dirigentes dos partidos aliados, gestores públicos e militantes dos movimentos sociais.

Durante o seu breve discurso, falou do novo desafio do governo para governar para a coletividade e a ações institucionais, que promovam as mudanças necessárias, que assegure o bem comum. Aconselhou os novos gestores públicos, convidados para exercer cargos – chave, nesta atual gestão, para honrar a atribuição delegada, pelo governador. “Esta nova equipe levou em conta os perfis e as sugestões dos aliados da Frente Popular do Acre – FPA”, salientou Jorge Viana.  

Elogiou o trabalho do atual governador Binho Marques, que segundo ele, foi o fiel depositário, para a continuidade do atual projeto político, que cumpre o quarto mandato, consecutivo.  Fez questão de destacar que depois de São Paulo, o Acre é o segundo estado da Federação, onde um projeto político conquistou longevidade. “Temos que perguntar a quem queremos servir?”,indagou, complementando em seguida, que a opção pelos mais pobres ainda é uma meta.
Afinal, muitos acreanos nos cinturões de misérias e nos rincões da floresta Amazônica, continuam a mercê da própria sorte. Apesar de muitos acreanos, terem conquistado a cidadania, durante a gestão do presidente Lula, precisam alcançar os menos favorecidos, que estão à margem da sociedade. “Por isso, pedimos que os novos secretários, tenham como bandeira a ética, a honestidade e a competência para ocupar a função, que foste nomeado”, conclamou o senador petista.

Assim, que o senador suplente Aníbal Diniz, encerrou o seu discurso, analisando o resultado das urnas e o pleito eleitoral. O vice – governador César Messias falou sobre o governo Binho Marques e o novo desafio, com o governo Tião Viana. Depois das ponderações finais, lembrou  dos ataques  contra a família Viana, durante os dias que antecederam o pleito eleitoral. “Nestes quatros anos, eu aprendei o maior valor da vida pública, que é trabalhar em prol da coletividade”, frisou Messias.

Em  seguida, o governador Tião Viana agradeceu a presença dos deputados federais, estaduais  e os dirigentes partidários. “Pretendo fazer um governo justo, temos que valorizar a política, por isso, que fiz questão de convidar os parlamentares eleitores, para a solenidade”, ressaltou.

Sintonia da equipe - Recordou dos 12 anos no Congresso Nacional, destacando a contribuição dos aliados na indicações de nomes e elaboração do Plano de Governo, para os próximos quatro anos. “Com base na política resultados, a cada quatro meses, avaliaremos se os gestores estão cumprindo as metas estabelecidas”, ponderou.   

Pediu que os novos gestores, não se deixem levar pelas intrigas palacianas, vaidades fofocas, que colaboram para a quebra da unidade político/partidária. Agradeceu a contribuição da professora Maria Correia, que prestou relevantes serviços na Educação, além de destacar o trabalho herdado do atual governador.

Depois de tecer vários elogios a    Binho Marques, agradeceu o trabalho da Equipe de Transição e anunciou o nome do professor José Fernandes Rêgo - Secretário de Estado e Articulação Institucional e de algumas mulheres para cargos – chave na administração pública. Elogiou o ex –superintendente da Polícia Federal -   Ildor Renir Graebner, que deixou o confortou da terra natal, para assumir a pasta da Segurança.

Confirma os nomes da nova Equipe de Governo:

SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

Nome completo: José Fernandes Rêgo
Cidade e estado de nascimento: Pau dos Ferros, RN
Formação Acadêmica: Formado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Planejamento e Execução de Programas Regionais de Desenvolvimento Rural Integrado pelo Centro de Estudos de Colonização Rural e Urbana de Rejovot; Mestrado em Economia, na área de Concentração em Economia Rural, pela Universidade Federal da Paraíba.
Trajetória Profissional: Vice-governador do Estado do Acre; Secretário de Indústria e Comércio do Estado do Acre; Secretário de Estado de Fomento Econômico do Acre; Coordenador Técnico da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado do Acre; Pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Acre; Presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre; Secretario Municipal de Governo do município de Rio Branco.

CHEFE DE GABINETE CIVIL

Nome completo: Márcia Regina de Sousa Pereira
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Formada em Direito, pela Faculdade Integrada Bennet, RJ; Pós-graduada em Direito processual civil pela Universidade Católica de Petropólis; MBA em Gestão empresarial pela FGV; Mestrado em Direito na área de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Trajetória Profissional: Procuradora Chefe da Procuradoria de Meio Ambiente; atuou na análise jurídica do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID; e na Lei do ZEE;  Sub-procuradora-geral do Estado; Secretária de Segurança Pública e Vice-Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Estado de Segurança Pública.

SUBCHEFE DE GABINETE CIVIL

Nome: Maria de Nazareth Mello de Araújo Lambert
Cidade e estado de nascimento: Rio de Janeiro, RJ
Formação acadêmica: Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, com habilitações específicas nas áreas de Direito Administrativo e Direito Constitucional; Pós-graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em Direito Público e pela FGV em Competências Gerencias.
Trajetória Profissional: Foi Superintendente da Federação do Comércio, Procuradora do Estado há 16 anos, havendo exercido na carreira os cargos de Chefe da Procuradoria Administrativa, Corregedora Geral e Procuradora Geral do Estado.

SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO

Nome Completo: Mariama Morena Alves Avallone
Cidade e estado de Nascimento: São Paulo, SP (já morou no Acre em 1985, 1990 e atualmente reside no Acre desde 1999)
Formação Acadêmica: Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Acre e Pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Marketing Político
Trajetória Profissional: Repórter do Jornal Página 20; repórter do Sistema Público de Comunicação; repórter da TV Acre; Coordenadora de Jornalismo da TV Aldeia e Editora da Agência de Notícias do Acre.


CHEFE DO GABINETE MILITAR

Nome: Francisca Margarete de Oliveira Melo (Tenente Coronel Margarete)
Cidade e estado de nascimento: Cruzeiro do Sul, AC
Formação Acadêmica: Curso de Formação de Sargentos; Curso de Formação de Oficiais  na Brigada Militar do Rio Grande do Sul; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Polícia Militar de Alagoas; Curso de Direitos Humanos na Polícia Militar de Alagoas; Curso de Direitos Humanos; Curso oferecido pela Cruz Vermelha; Curso Superior de Polícia na Polícia Militar do Rio Grande do Norte; Curso de Gestão em Segurança Pública na Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Trajetória Profissional: Comandante da Companhia de Polícia Militar Feminina do Acre; Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Acre; Corregedora Geral da PMAC; Subcorregedora da Polícia Militar do Acre.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Nome: Ildor Reni Graebner
Cidade e Estado de nascimento: Agudo, RS
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito (Universidade Federal do Acre); Pós-graduação em Direito Penal (Universidade de São Paulo), Metodologia do Ensino Superior (Universidade de Brasília); MBA em Administração Global (Universidade do Estado de Santa Catarina/Brasil e Universidade Independente de Lisboa/Portugal).
Trajetória Profissional: Superintendente Regional da Polícia Federal do Acre, Membro Fundador do Instituto de Integração Tecnológica do Poder Judiciário de Santa Catarina. Recentemente estava exercendo advocacia em Florianópolis (SC).

COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR

Nome: José dos Reis Anastácio
Cidade e estado de nascimento: Mâncio Lima, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Administração de Empresa com Habilitação em Análise de Sistema. Participou de Curso de Formação de Oficiais (Academia de Polícia Militar do Ceará); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (Academia da Polícia Militar da Paraíba); Curso Superior de Polícia; Especialização em Segurança Pública (Centro de Estudos Superior da Polícia Militar do Rio Grande do Norte).
Trajetória Profissional: Corregedor Geral da Polícia Militar do Acre; Presidente do Clube dos Oficiais no 5º mandato consecutivo.

SUB-COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR

Nome: Paulo Cézar Rocha dos Santos
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre; Pós-graduado em Políticas Públicas de Segurança; Mestre em Sociologia. Concluiu cursos de: Habilitação e Adaptação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia.
Trajetória Profissional: Atuou como  Subcomandante da Cia de Operações Especiais; Subcomandante do 3° BPM Ambiental de Cruzeiro do Sul; Diretor Geral do CIOSP; e é o atual Subcomandante da Polícia Militar do Acre.

DELEGAGO GERAL DE POLÍCIA CIVIL

Nome Completo : Emylson Farias da Silva
Cidade e estado de nascimento: Xapuri, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito pela Universidade de Ribeirão
Preto (São Paulo); Pós-graduado em Gestão Estratégica em Segurança Pública.
Trajetória Profissional: Titular da Delegacia de Combate ao Crime Organizado
(Decco), Delegado da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, delegado do 4º DP e atual Diretor Geral de Polícia Civil do Acre.

COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS

Nome: Flávio Ferreira Pires
Cidade e estado de nascimento: Londrina, PR
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre; Pós-graduado em Gestão Estratégica nas Organizações Bombeiros Militares pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Concludente do Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública e Complexidade.
Trajetória Profissional: Assessor Jurídico do Comando do CBMAC; Diretor Administrativo; Diretor de Atividades Técnicas; Comandante do Centro de Ensino e Instrução; Diretor de Pessoal; Instrutor nos Cursos de Formação de Soldados, Cabos e Sargentos.

DIRETOR – PRESIDENTE DO IAPEN

Nome:  Dirceu Augusto Silva
Formacao Academica: Bacharel em Direito
Trajetoria Profissional: Delegado de Policia Civil e atual Diretor Penitenciário Federal de Porto Velho.

SECRETÁRIO DA FAZENDA

Nome Completo: Mâncio Lima Cordeiro
Cidade e estado de nascimento: Cruzeiro do Sul, AC
Formação acadêmica: Graduação e Mestrado em Economia, pela Universidade Federal da Paraíba.
Trajetória Profissional: Professor de Economia na Universidade Federal do Acre; também na UFAC ocupou diversos cargos de asessoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de (1987-1988). Tem atuado na área de gestão pública com destaque para os cargos de: Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre, Presidente da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos, Secretário de Finanças do Município de Rio Branco, Diretor Financeiro do Tribunal de Justiça, Secretário de Estado da Fazenda, entre outros. Foi também, Presidente do Banco da Amazônia de (2003-2007). É o Secretário de Estado da Fazenda e de Gestão Administrativa do Estado do Acre e atua, principalmente, nas áreas de finanças e gestão públicas e gestão de tecnologias.

SECRETARIA DE ESPORTE, TURISMO E LAZER

Nome: Ilmara Rodrigues Lima
Formação Acadêmica: Graduada em Administração Comercio Exterior - Faculdade Integrada Rio Branco- FIRB, Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade da Amazônia Ocidental- FAAO.
Trajetória Profissional: Prestadora de Serviço no ramo da educação como: Coordenadora e Diretora do Colégio Vitória; Diretora Presidente da Companhia de Habitação do Acre - COHAB; Diretora da Região Norte da Associação Brasileira das Cohabs – ABC.

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO

Nome Completo: Márcio Veríssimo
Cidade e estado de nascimento: Brasiléia, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre, Doutorando em Meio Ambiente pela Universidade de Salamanca.
Trajetória Profissional: Técnico em Projetos do Governo do Estado; Gerente de Programas, Projetos e Captação de Recursos do Orçamento Geral da União e de Operações de Crédito; Coordenador da Unidade Executora Municipal do Programa Habitar Brasil/BID; Diretor do Departamento de Informação, Avaliação e Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Avaliação Anual das Ações da Gestão Municipal de Rio Branco e Assessor do Gabinete do Prefeito de Rio Branco.

SECRETÁRIO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Nome Completo: José Henrique Corinto de Moura
Cidade e estado de nascimento: Bauru, SP (reside no Acre desde 1986 e recebeu o título de cidadão acreano concedido pela Assembleia Legislativa)
Formação Acadêmica: Graduado em Direito pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC e pós-graduado em Direito Público; possui MBA Team Management - Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas
Trajetória Profissional: Servidor Público Federal, do quadro de servidores do Ministério Público Federal; Diretor Geral do Ministério Público do Estado do Acre, de (1999-2003); Diretor-Presidente do Instituto de Terras do Acre, de 2003 a 2007; Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Acre de (2007-2010).

SECRETÁRIO DE FLORESTA

Nome: João Paulo Santos Mastrangelo
Cidade e Estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Engenheiro Florestal (UFAC); Mestrado em Desenvolvimento Regional – UFAC.
Atividades Profissionais: Coordenador do Viveiro da Floresta; Coordenador da Divisão de Florestas Plantadas; Coordenador do Departamento de Desenvolvimento da Indústria Florestal (2010), todos da Secretaria de Estado de Floresta; Coordenador do Estudo de Viabilidade da Geração de Energia Elétrica com Biomassa Florestal no Vale do Juruá; Integrante da equipe de elaboração do Programa de Florestas Plantadas do Acre; Integrante da equipe de elaboração do Projeto de Valorização do Ativo Ambiental e Florestal apresentado ao Fundo Amazônia – BNDES; Integrante da equipe de coordenação da implantação do Projeto de Florestas Plantadas com Seringueira; Gerente do Projeto de Implantação do Complexo Industrial Florestal no Vale do Juruá, composta pelas Unidades Industriais de Compensados e Lâmina Faqueada, no município de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, respectivamente.

SECRETÁRIO DE EXTENSÃO AGROFLORESTAL E PRODUÇÃO FAMILIAR

Nome: Lourival Marques de Oliveira
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Acre e Pós-Graduado em Gestão Ambiental pela UNINORTE
Trajetória Profissional: Consultor do Projeto de recuperação de áreas degradadas do projeto PED em Senador Guiomard no; Participou da implantação do programa de Agricultura Orgânica na Delegacia Federal de Agricultura; Chefe do Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Secretaria de Agopecuária, onde foi implantado o Programa de Combate a Febre Aftosa em todo o Estado; Secretário Executivo da Secretaria de Agropecuária; Secretário Adjunto de Produção; Chefe do Departamento de Modernização Agrícola da Secretaria de Agropecuária, onde foi implantado o programa de Mecanização Agrícola.

SECRETÁRIO ADJUNTO DE EXTENSÃO AGROFLORESTAL E PRODUÇÃO FAMILIAR

Nome: Humberto Antão de Sousa e Silva
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Agrônomo com especialização em Projeto Agrícola e Crédito Rural e também em Heveicultura; com mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Trajetória Profissional: Coordenador do curso de Heveicultura; Coordenador do Curso de Engenharia Florestal; Chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre.

SECRETÁRIO DE AGROPECUÁRIA

Nome Completo: Mauro Jorge Ribeiro
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, ACRE
Formação Acadêmica: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitossanidade
Trajetória Profissional: Pró-reitor de Planejamento da UFAC; Ocupou o cargo de Secretário Executivo de Agricultura e Pecuária na primeira gestão do governador Jorge Viana (2002); Exerceu a função de Secretário de Estado de Agropecuária (2003-2010). É professor da UFAC, vinculado ao Centro de Biológicas e da Natureza desde 1992.

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Nome Completo: Carlos Edegard de Deus
Cidade e estado de nascimento: Cedral, SP
Formação Acadêmica: Graduação em Ciências Biológicas (UNESP) e Mestrado em Estruturação do Meio Ambiente (UFRJ)
Trajetória Profissional: Professor de Biologia/Ecologia da Universidade Federal do Acre; Secretário De Meio Ambiente de Rio Branco Acre; Secretário Estadual de Meio Ambiente  e Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre; Coordenador da Biblioteca da Floresta.

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nome completo: Edvaldo Soares de Magalhães
Cidade e estado de nascimento: Cruzeiro do Sul, AC
Formação Acadêmica: Graduando em Direito, pela Universidade Federal do Acre.
Trajetória Profissional: Professor, presidiu o Sindicatos dos Trabalhadores em Educação; Deputado Estadual pelo PCdoB por 3 mandatos; Líder do governo Jorge Viana por 8 anos; Presidente por 2 mandatos da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac); Presidente do Comitê Estadual do PCdoB.

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PÚBLICAS E SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Nome: Wolvenar Camargo Filho
Lugar onde nasceu: Guaxupé, MG
Formação Acadêmica: Arquiteto e Urbanista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campias – SP (PUCC)
Trajetória Profissional: Arquiteto e Urbanista da Secretaria de Estado de Planejamento; Arquiteto e Urbanista da Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Branco-EMURB; Coordenador de Obras da empresa Delta Engenharia Ltda.; Secretário Executivo de Obras Públicas do Governo do Acre; Secretários de Estado de Obras Públicas; Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.


SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Nome completo: Daniel Queiroz de San'Ana
Cidade e Estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito pela UFAC; Mestre em Direito, com área de concentração em Relações Internacionais, pela UFSC.
Trajetória Profissional: Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural. Vice-Presidente Regional Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Foi coordenador de Ação Política da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). Integra a rede de gestores do Circuito Fora do Eixo de Música e Cultura Independente.

SECRETÁRIA DE SAÚDE

Nome completo: Suely de Souza Melo da Costa
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Doutora em Ciências Biológica, pela Universidade Federal de São Carlos – SP.
Trajetória Profissional: Professora, Pesquisadora da Universidade Federal do Acre; Secretária de Meio Ambiente do Estado do Acre; Presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre; Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre; Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina; Secretária Executiva de Saúde; Secretaria Estadual de Saúde; Assessora Especial do Governador; Chefe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural; Secretaria Adjunta de Esporte Turismo e Lazer.

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA SEGURANÇA SOCIAL

Nome: Antonio Torres
Cidade e Estado de nascimento: Tarauacá, AC
Formação Acadêmica: Graduado em Filosofia Teológica, Pedagogia e Pós-graduação em Gestão Escolar.
Trajetória profissional: Professor nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, Tecnologia e Ensino Religioso. Atualmente exerce o segundo mandato como diretor de Escola da Rede Municipal e ocupa a presidência do Colegiado dos Diretores de Escolas Públicas (Codep).

SECRETÁRIO DE PEQUENOS NEGÓCIOS

Nome completo: José Carlos Reis da Silva
Cidade e estado de nascimento: Casa Nova, BA
Formação Acadêmica: Graduando em Direito
Trajetória Profissional: Policial Militar; Subtenente, atualmente na Reserva não remunerada; Coordenador do escritório do senador Tião Viana, em Rio Branco

SECRETÁRIA DA MULHER

Nome: Maria da Conceição Maia de Oliveira (Concita Maia)
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco - Acre
Formação Acadêmica: Pedagoga pela Universidade de Brasiília, Mestra em Educação pela UFRJ
Trajetória Profissional: Foi coordenadora do Projeto de Saúde Reprodutiva da Mulher na Reserva Extrativista do Alto Juruá, trabalhando com as Parteiras Tradicionais da Floresta - trabalho que lhe conferiu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, juntamente com 52 brasileiras indicadas; Coordenadora do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia e até recentemente coordenou o Núcleo de Estudos em Gênero na Amazônia, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre.

COORDENADOR DA REPRESENTAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

Nome: Carlos Alberto Rebello de Sousa Filho
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Pós-Graduado em Orçamento, Planejamento e Gestão Pública pela UNB; Graduado em Análise de Sistema pela Faculdade Anglo Americano, RJ.
Trajetória Profissional: Analista de Suporte da Secretaria Municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro; Gerente de Informática da Fundação Parques e Jardins da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Auxiliar Técnico em Edificações; Assessor Técnico do Senador Tião Viana desde 1999.

PROCURADOR GERAL DO ESTADO

Nome: Roberto Barros dos Santos
Cidade e estado de nascimento: Ruy Barbosa, BA
Formação Acadêmica: Graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre - UFAC; Especialista em Direito Público pela Faculdade de Pernambuco em convênio com o Centro de Estudos Jurídicos da PGE; Especialista em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, em convênio com o ISES/Amazônia;  MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.
Trajetória Profissional: Coordenador do Precatório; Procurador-Chefe da Procuradoria Judicial; Procurador-Geral Adjunto do Estado; Procurador-Geral do Estado, a partir de abril de 2010.

DEFENSOR PÚBLICO GERAL DO ESTADO

Nome: Dion Nóbrega Leal
Cidade e estado de nascimento: Campina Grande, PA
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre
Trajetória Profissional: Policial Federal, Secretário de Administração do Estado do Acre, Procurador-Geral do Estado e Defensor Público Geral.

DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ACRE

Nome: Carlos Eduardo Alves
Cidade e estado de nascimento: Cianorte, PR
Formação acadêmica: Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Fisioterapia, com pós-graduação em Fisioterapia hospitalar e terapia intensiva.
Trajetória Profissional: Funcionário Público da Secretaria Estadual de Saúde desde 1999, atuando na UTI da Fundação Hospitalar, responsável pela implantação do Serviço 24 horas nas UTI’s da Fundhacre e HUERB; Chefe do Serviço de Fisioterapia e Reabilitação da Fundação Hospitalar; Coordenador Estadual de Atenção à pessoa com deficiência, do Ministério da Saúde; Coordenador da implantação do Serviço de Fisioterapia na penitenciária; Coordenador da Implantação do Serviço de Fisioterapia na Penitenciária de Rio branco.

DIRETOR PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM, HIDROVIAS E INFRAESTRUTURA - DERACRE

Nome Completo: Marcus Alexandre Médici Aguiar
Cidade e estado de nascimento: Ribeirão Preto, SP. Recebeu os títulos de Cidadão Acreano concedido pela Aleac e Cidadão Riobranquense, concedido pela Câmara de Vereadores.
Formação Acadêmica: Graduado Engenharia Civil, na UNESP;  MBA na Fundação Getúlio Vargas.
Trajetória Profissional: Secretário Executivo de Planejamento do Estado; Diretor Geral do Deracre.


ASSESSOR ESPECIAL DA JUVENTUDE DO GABINETE DO GOVERNADOR

Nome Completo: Thiago Higino Xavier Mendonça
Idade: 26 anos
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito
Trajetória Profissional: Gerente Regional do Alto Acre (nos dois primeiros anos do Governo Binho Marques) da Secretaria de Articulação Institucional; Cargo em Comissão no Departamento de Articulação e Mobilização nas Regionais; Divisão de Acompanhamento Legislativo da Secretaria de Articulação Institucional; Agente de Proteção da Infância e Juventude; Secretário Nacional de Formação Política da Juventude Socialista Brasileira - JSB.


DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE TECNOLOGIA DO ACRE

Nome: João César Dotto
Cidade e estado de nascimento: Santa Adélia, SP
Formação Acadêmica: Formado em Engenharia Civil pela FAAP (SP), especialista em Estruturas Industriais de Concreto Armado pela Politécnica de Milão-Itália, pós-graduado em Administração de Empresas, Aperfeiçoamento em Curso de Extensão com Foco no Cliente e Mercado pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Trajetória Profissional: Assessor Técnico da Secretaria de Transportes e Obras Públicas; membro titular do Conselho Deliberativo do SEBRAE Acre; Diretor Regional do SENAI Acre; Vice Presidente Regional Norte do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia – CONSECT; representante do INMETRO no Estado do Acre; atualmente é Secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e acumula o cargo de Diretor Presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – FUNTAC.

DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ACRE

Nome: Luiz Augusto Ribeiro do Valle
Cidade e estado de nascimento: Guaxupé- MG
Formação Acadêmica: Médico Veteriário
Atividades Profissionais: Presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Acre (Fundepec);  Vice-Presidente da Federação da Agricultura do Acre (2010).

DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOM MOACIR GRECHI

Nome: Irailton de Lima Sousa
Cidade e estado de nascimento: Brasiléia, AC
Formação Acadêmica: Ciências Sociais com habilitação em Sociologia (UFAC)
Trajetória Profissional: Assessor parlamentar da senadora Marina Silva; Diretor do Departamento de Educação Profissional da SEE-AC; Gerente de Educação Profissional da SEE-AC; Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr; Coordenador da elaboração do Plano de Governo Binho Marques; Coordenador do processo de desenvolvimento dos primeiros Centros de Educação Profissional do Estado, na SEE; Coordenador da implantação do Instituto Dom Moacyr.

DIRETORA PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN)

Nome Completo: Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho
Cidade e estado de nascimento: Patos (PB). Recebeu o título de cidadã acreana na Aleac em 2009.
Formação Acadêmica: Bacharelado em Direito (Universidade Federal do Acre, 2002)
Trajetória Profissional: Assessoria Jurídica do Ministério Público do Estado do Acre, Assessoria Jurídica do Deracre, Procuradoria Jurídica do Departamento Estadual de Trânsito e atualmente exerce a função de Diretora de Operações do Departamento Estadual de Trânsito do Detran.

DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE

Nome: Sebastião Fernando Ferreira Lima
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM no ano 1999, com Pós-Graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Ambiental pela Fundação Escola do Servidor Público do Acre; e Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.
Trajetória Profissional:  Diretor de Gestão Técnica do Instituto de Terras do Acre – ITERACRE, Diretor de Gestão Técnica do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, Gerente do Departamento Técnico do Instituto de Terras do Acre – ITERACRE, Professor do Depto. De Ciências Agrárias da UFAC, Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA no Acre.

DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA E COMUNICAÇÃO ELIAS MANSOUR

Nome: Dircinei Francisco Lima de Souza
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Pública.
Trajetória Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre atuando no Núcleo Difusão Cultural e no Colégio de Aplicação; Produtor Cultural tendo atuado nas diversas vertentes artísticas, produzindo CD’s, shows e exposições de artistas e músicos acreanos; coordenador de Projetos Especiais da Assembléia Legislativa do Acre, com o projeto Cores e Tons, que leva aula de música para jovens da periferia de Rio Branco.

DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO ACRE

Nome: José de Anchieta Batista
Idade: 65 anos
Cidade e estado de nascimento: Teixeira, PA
Formação Acadêmica: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba; complementação pedagógica pela UFAC.
Trajetória Profissional: Auditor Fiscal aposentado da Receita Federal do Brasil; exerceu o cargo de vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade/ACRE; Secretário Adjunto de Educação; Secretário de Estado da Secretaria do Servidor e do Patrimônio Público; membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Instituições de Previdências Estaduais e Municipais; Diretor-Presidente do ACREPREVIDÊNCIA.

DIRETOR PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ÁGUA E SANEAMENTO

Nome Completo: Gildo César Rocha Pinto
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Graduando em Administração no Centro Universitário do Norte (Uninorte).
Trajetória Profissional: Servidor da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco(2005-2008); Presidente da Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Branco (2008 a 2010).

DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ÁGUA E SANEAMENTO

Nome: Eluzimar Alencar de Almeida
Cidade e estado de nascimento: Sena Madureira, AC
Formação Acadêmica: Tecnólogo em Ciências Agrárias e Pedagogo, pós-graduado em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e também em Ciências Sociais.
Trajetória Profissional: Diretor de Escola Pública e diretor presidente da EMUBR; diretor de atendimento ao cidadão da Prefeitura Municipal de Rio Branco. 

DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE TERRAS DO ACRE

Nome: Felismar Mesquita Moreira
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Bacharel em Direito; Pós-graduação em Direito Público e em Gestão e Estratégia em Segurança Pública.
Trajetória Profissional: Diretor do Sindicato dos Bancários do Acre; Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Tarauacá; Diretor Geral da Penitenciária de Rio Branco; Assessor Especial do Gabinete do Governador para a Segurança Pública; Diretor Geral do Departamento da Administração Penitenciária do Estado Estado do Acre; Diretor Geral do Instituto de Terras do Acre – ITERACRE.

DIRETOR PRESIDENTE DA AGÊNCIA ESTADUAL REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Nome: Vanderlei Freitas Valente
Cidade e estado de nascimento: Cruzeiro do Sul, AC
Formação Acadêmica: Tecnólogo em estrada e topografia da Ufac; Especialização em Gestão Empresarial da Universidade Gama Filho; Acadêmico de Direito.
Trajetória Profissional: Chefe de Controle e Cadastro da Secretaria de Fazenda (Sefaz); Chefe da Comissão de Licitação do Gabinete Civil; Grão-Mestre da Grande Loja Massônica do Estado do Acre; Gerente Executivo de Administração e Finanças da Ageac.

DIRETOR DA FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL DO ACRE

Nome: Adauto Ferreira de Albuquerque
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Administrador e pós-graduado em Gestão Pública
Trajetória Profissional: Ex-gerente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação de (1999-2007) na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre; Assessoria do Gabinete do Vice-governador César Messias.

DIRETOR PRESIDENTE DA COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO ACRE

Nome: Carlos Alberto Santiago de Melo
Cidade e estado de nascimento: Cruzeiro do Sul, AC
Formação acadêmica: Ensino Médio
Trajetória Profissional: 16 anos de vereador em Rio Branco; Secretário de Estado de Agricultura; Presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco por 4 anos; Diretor Financeiro na Secretaria de estado de Saúde; Atual Diretor de Urbanismo da Cohab do Acre.

DIRETOR DA EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TPECNICA E EXTENSÃO RURAL

Nome: Clóvis Alves de Melo e Silva
Cidade e estado de nascimento: Rio Branco, AC
Formação Acadêmica: Economista, Advogado, Especialista em Gestão Pública e Mestre em Desenvolvimento Regional.
Trajetória Profissional: Presidente da Companhia de Habitação do Acre; Secretário Adjunto de Pessoas da Secretaria de Gestão Administrativa; Prefeito do Bujari.

ASSESSOR ESPECIAL DOS POVOS INDÍGENAS DO GABINETE DO GOVERNADOR

Nome:  José de Lima Kaxinawa Yube (Povo: Huni Kuin  - Kaxinawa)
Cidade e estado de nascimento: Terra Indígena do Rio Jordão, mas logo mudou-se para a  Terra Indígena Praia do Carapanã onde vive até hoje.
Formação Acadêmica: Agente Agroflorestal Indígena.
Trajetória profissional: Foi presidente da Associação dos Produtores a Agricultores  Kaxinawa da Praia do Carapanã; Exerceu dois mandatos na Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas  (AMAAIAC); participou como jurado do Festival de Cinema Indígena de Nova York por dois anos consecutivos; é conselheiro da ONG Vídeo nas Aldeias; já escreveu vários livros de autoria sobre gestão territorial.


 




Veja também:


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto de Mathias NaganumaMathias Naganuma

Crônicas

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos