A Galeria do Povo foi totalmente ocupada nesta terça-feira, 20, por representantes de trabalhadores da Polícia Civil do Estado do Acre e do Fórum Estadual dos Servidores Públicos Federais do Acre quem vieram em busca de apoio dos deputados da Aleac para suas reivindicações.
O presidente da Mesa Diretora, deputado Elson Santiago (PP), suspendeu a sessão para receber os trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol), Itamir Lima, se pronunciou no plenário para expor as preocupações da categoria com um projeto de lei que estaria tramitando na Casa para a realização de um concurso público admitindo policiais com formação de nível médio.
Ele lembrou a sessão solene realizada em 19 de abril deste ano pela Aleac para homenagear a categoria e da Lei 208 votada e aprovada por unanimidade em abril de 2010 garantindo a obrigatoriedade do diploma de curso superior para ingresso na carreira.
“Eu ouvi aqui nesta Assembleia que o governador jamais iria passar por cima de um projeto de lei aprovado com diálogo e consenso. Garantiram que não haveria um retrocesso, mas até agora não havíamos conseguimos ser recebidos por ninguém do governo”, afirmou Itamir, lembrando que no último momento foram convocados para uma reunião às 11h30min.
De acordo com ele, o projeto de lei encaminhado pelo governo rechaça qualquer tentativa de diálogo. “O que era bom em 2010 não presta mais em 2012, isso é falta de compromisso com a Polícia Civil e com a Segurança Pública”, argumentou.
O deputado Jamyl Asfury (DEM), que pertence ao quadro da Polícia Federal, afirmou que os governos tanto estadual quanto federal não tinham a menor noção do impacto que causaria a exigência do nível superior para o ingresso na carreira. “Os dados estão aí para comprovar, as ações melhoraram muito por conta do preparo nas academias. Este é um passo para o fortalecimento da carreira”, argumentou Asfury.
O deputado Major Rocha (PSDB) também fez pronunciamento manifestando ser contra o projeto de lei do Executivo. “A maioria das polícias do Brasil exige diploma de nível superior e esta Casa já decidiu em 2010. Como cidadão que usufrui dos servidores do Estado quero uma polícia de qualidade, que me atenda bem”, afirmou Rocha.
Para o deputado Walter Prado (PDT) em nada contribui para com a polícia a realização de um concurso para trabalhadores do nível médio. Prado acredita que o governo está pedindo um interstício entre a aprovação do projeto que exige nível superior e a sua execução. “Eu pertenço à base de apoio ao governo na Aleac, mas não apoio este projeto”, declarou.





..obg 
realmente quem conheceu ele sabe desta marav...