net-prf-enem_13-02-2014
 
 
 
 
You are here: Brasil Eleitora de 101 anos realiza recadastramento biométrico em Rio Branco
 
 

Eleitora de 101 anos realiza recadastramento biométrico em Rio Branco

exame_biometrico_Com o cancelamento, uma série de outras consequências surge, como a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Apesar de o voto ser facultativo a partir dos 70 anos, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco

Acreana de Xapuri, Sebastiana Monteiro dos Reis completou 101 anos no dia 20 de janeiro. O voto dela é facultativo há mais de 30 anos, mas, ainda assim a aposentada decidiu sair de casa na manhã desta quinta-feira, 5, para fazer o recadastramento biométrico no prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, localizado no Centro de Rio Branco.

Sem qualquer dificuldade de locomoção, dona Sebastiana conta que saiu do bairro Sobral, onde mora, de ônibus, somente para atualizar o título. Como os demais eleitores, ela passou pela revisão de dados, coleta de assinatura digital, fotografia, além das dez digitais das mãos. “Foi muito rápido. E fui muito bem atendida”, comenta a aposentada.

Apesar de o voto ser facultativo a partir dos 70 anos, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco. Os títulos que não forem atualizados, em cidades onde ocorre o recadastramento biométrico, serão cancelados pela Justiça Eleitoral.

Com o cancelamento, uma série de outras consequências surge, como a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Recentemente, o corregedor Regional Eleitoral do Acre, desembargador Samoel Evangelista enviou ofício à ministra corregedora-geral da Justiça Eleitoral, solicitando que seja recomendada à Receita Federal uma avaliação que adeque o sistema de CPF, de modo a não vincular o cancelamento de título de pessoas maiores de 70 anos à suspensão do CPF.

                Jovem eleitor

O voto também é facultativo para eleitores entre 16 e 17 anos. A partir de 18, torna-se obrigatório. O TRE informa que os cidadãos de Rio Branco que irão tirar o título pela primeira vez devem se dirigir aos postos de atendimento eleitoral, pois também deverão passar pelo procedimento biométrico. A orientação é a mesma para aqueles eleitores que estão com o título suspenso ou cancelado. Com o recadastramento, a situação é regularizada junto à Justiça Eleitoral.

O Tribunal está com dois pontos fixos, um localizado na Avenida Ceará, n 861, próximo ao Terminal Urbano, e outro no Fórum Eleitoral de Rio Branco, localizado na BR 364, km 02, em frente à sede do Tribunal. Está ainda com dois locais de atendimento itinerante, um na Universidade Federal do Acre, e outro na Escola José Ribamar Batista, no bairro Sobral. O atendimento nos quatro locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Para passar pelo recadastramento o eleitor deve portar o título, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. No caso de eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, é exigido ainda o certificado de reservista.




Veja também:


Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
 
 
 
 
 
  • Opinião


Foto Antonio MunizAntonio Muniz

Panorama

Foto de Mathias NaganumaMathias Naganuma

Crônicas

Foto Narciso MendesNarciso Mendes

Artigos